sexta-feira, 7 de março de 2014

Atividade experimental 1

Atividade experimental - Pulmões

    No âmbito da área curricular de Ciências da Natureza, a turma B, do 6.º ano, realizou várias experiências educativas, nomeadamente a observação e interação com pulmões retirados de um porco, no dia 21 de novembro de 2013. Com esta atividade, a docente responsável pela disciplina, Carina Neves, procurou que os alunos compreendessem melhor o funcionamento do nosso corpo, pois o funcionamento dos órgãos do porco assemelha-se ao dos seres humanos. Esta experiência dividiu-se em duas partes (que estão no manual adotado - Ciências da Natureza 6. º ano Páginas da Vida da Porto Editora):
- Como é constituído o sistema respiratório (Atividade 1);
- Suas características (Atividade 2).
    Na atividade 1, aprendemos a identificar os vários órgãos intervenientes no sistema respiratório, pulmões, através de um tubo pôde-se observar o movimento de inspiração e expiração dos pulmões. Foram muitos os que sopraram para dentro dos pulmões.
    Na atividade 2, foram necessários 2 gobelés, 1 fragmento de órgão, 1 fragmento de pulmão, retirados do sistema respiratório, água e uma pinça. Em primeiro lugar, deitou-se a mesma quantidade de água nos dois gobelés e de seguida, com uma pinça, colocou-se o fragmento de pulmão no gobelé A, e o fragmento de músculo no gobelé B.
     Após a realização da atividade 2, foi possível observar-se que o fragmento de pulmão ficou a flutuar e o fragmento de músculo afundou, ou seja, o fragmento de pulmão tem ar no seu interior por isso flutua enquanto o outro não. No geral, as experiências foram muito empolgantes e educativas, enriquecendo as aprendizagens dos discentes através de aproximação entre a ciência e a realidade, a teoria e a prática.

                                                                                                                         
                                                                                Pedro Gaspar Amaral 6.ºB                                                                                                                                                                                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário