domingo, 9 de março de 2014

Atividade experimental 2

Experiências educativas - Coração


      Na disciplina de Ciências da Natureza, a turma B, do 6.º ano, voltou a realizar mais uma atividade experimental, no dia 16 de janeiro de 2014, sob orientação da docente Carina Neves, que consistiu na observação e interação com o coração retirado de um porco. 

    Com a realização desta atividade, a professora procurou que os seus alunos compreendessem e observassem, de perto, a composição do coração humano, uma vez que o organismo do porco se assemelha em muito ao nosso. 
    Desde logo, o entusiasmo demonstrado pelos alunos foi grande e muitos foram aqueles que quiseram «sentir» o coração. A partir desta observação, foi possível ver as suas 4 cavidades, aurícula esquerda, ventrículo esquerdo, aurícula direita e ventrículo direito, as válvulas, as veias e as artérias que o compõem. 
      Assim, os alunos concluíram que o coração é um órgão musculoso, do tamanho de um punho fechado, oco e dividido por uma parede central em duas metades, que não comunicam entre si. Além disso, também se constatou que os ventrículos são maiores que as aurículas e que o ventrículo esquerdo é maior do que o direito e que no lado esquerdo circula o sangue arterial enquanto no lado direito circula o sangue venoso.
       À medida que a atividade experimental foi decorrendo, os alunos puderam aplicar os seus conhecimentos ao responderem às diversas questões colocadas pela docente com muito interesse e entusiasmo, pois não é todos os dias que se tem o privilégio observar de perto um coração. 
                                                                                             
                                                                                            
                                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                                                      Pedro Gaspar, 6.º B


        

Sem comentários:

Enviar um comentário