domingo, 18 de maio de 2014

1 de Maio

Dia do Trabalhador
         O Dia do Trabalhador é celebrado em vários países, do mundo, no dia 1 de maio. A sua origem remonta a uma manifestação em 1886, nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América, que tinha como finalidade reivindicar a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias.
Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar, anualmente, uma manifestação com o objetivo de lutar pela redução do horário de trabalho para 8 horas diárias. Em tributo às lutas sindicais de Chicago, a data escolhida foi o dia 1 de maio.
No dia 1 de maio de 1891, deu-se uma manifestação no norte de França reprimida pela polícia resultando na morte de 10 manifestantes. Meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas aclamou esse dia como o dia internacional de reivindicações laborais.
No dia 23 de abril de 1919, o senado francês alterou o horário de trabalho para 8 horas diárias e proclamou o dia 1 de maio feriado.
 Em 1920, a Rússia aclamou o dia 1 de maio feriado nacional. Este exemplo foi seguido por muitos outros países.
Apesar dos Estados Unidos da América não reconhecerem essa data como o Dia do Trabalhador, em 1890, os trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse o horário de trabalho de 8 horas diárias.
Em Portugal, só a partir de maio de 1974 se voltou a celebrar livremente o Dia do Trabalhador e este tornou-se feriado.

Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes, como, por exemplo, os Estados Unidos e o Canadá, que celebram este feriado na primeira segunda-feira de setembro.
                                                                                                                     Joana Araújo, 6.º A


Sem comentários:

Enviar um comentário