sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Bullying na Escola - Artigo de opinião

Pais e professores pensam que os jovens se encontram seguros e se sentem bem na escola.

Na verdade, na maioria das vezes isso acontece, mas também há uma percentagem de jovens que sofre todos os dias na escola. Ou por serem frágeis, ou por serem considerados “marrões” (utilizando a gíria estudantil) ou por qualquer outro motivo. Estes alunos mantêm-se calados, sem contar o seu problema, por medo do bully (pessoa que pratica o bullying) ou porque já tentaram fazer queixa e infelizmente não são ouvidos. Os auxiliares pensam que é coisa de miúdos e deixam passar, os professores não têm normalmente a noção da realidade do assunto, os colegas desvalorizam. E esses jovens que sofrem de bullying vão crescendo, traumatizados, assumindo sempre para si a culpa da situação, por se acharem demasiado feios, gordos, estudiosos devido à sua baixa auto-estima. E os casos de bullying vão sendo sempre abafados, esquecidos, deixados para trás, porque ninguém gosta de remexer nestes assuntos.

O pior é que os bullies muitas vezes não percebem o que estão a fazer à vítima, para eles é uma coisa natural, pois nunca ninguém lhes explicou que o que estavam a fazer era errado.

Obviamente falo aqui do bullying psicológico, o pior de todos, o que nos deixa as cicatrizes mais profundas, não fisicamente, mas na alma podendo chegar ao suicídio. E a escola, não faz nada. Muitas vezes sabe desses casos, mas deixa passar por pensar serem casuais e que supostamente não vão voltar a acontecer. Mas voltam sempre a acontecer, e o pensamento de que foi uma situação casual continua.

E não se esqueçam, tal como alguém disse um dia, “quando as pessoas te tentam deitar abaixo isso apenas quer dizer que estás acima delas”.

Filipa Costa, 10ºB, nº7

3 comentários:

  1. Tenho um filho com idade de 8 anos na escola e já notei que o bullying começa com os próprios professores. Por diversas vezes meu filho chegou comentando sobre um coleguinha que sofre de maus-tratos na escola, sempre noto que os professores é que começam diminuindo e menosprezando o aluno, já conversei na escola sobre essa criança, mas nada é feito, e olha que na escola eles tem uma aula para evitar o bullying.

    ResponderEliminar
  2. Quem sofre o bullyng, geralmente sofre calado,com medo de ser espancado pelos autores.

    ResponderEliminar
  3. Pois é verdade ... Na maioria das vezes podem ser também dentro de casa... com sua própria família .... Abandono..

    ResponderEliminar